Avaliação antropométrica: o que é e qual sua importância?

  1. Home
  2. »
  3. Clínico Geral
  4. »
  5. Avaliação antropométrica: o que é e qual sua importância?
banner software médico completo para impulsionar clínicas e consultórios

Sumário

Quando se trata de cuidar da nossa saúde, muitas vezes nos concentramos em aspectos como alimentação, exercícios físicos e exames regulares. No entanto, existe uma ferramenta simples que pode nos oferecer uma visão abrangente sobre nosso estado de saúde atual e nos ajudar a traçar caminhos para um futuro mais saudável: a avaliação antropométrica

Este método, que pode parecer complexo à primeira vista, é, na verdade, uma ferramenta acessível para entender melhor nosso corpo e suas necessidades. 

Neste artigo, vamos entender o que é a avaliação antropométrica, desmistificar seu processo e destacar sua importância na manutenção da saúde e bem-estar. Se você está buscando formas de melhorar sua saúde ou simplesmente curioso sobre as diferentes maneiras de monitorá-la, este guia é para você! 

Boa leitura!

avaliação antropométrica

O que é avaliação antropométrica?

A antropometria tem uma longa história, começando com pesquisadores nos séculos XVII e XVIII que estavam interessados ​​em usar a ciência para examinar as diferenças nas populações humanas. Biólogos, médicos e antropólogos contribuíram para o campo da antropometria desenvolvendo uma variedade de instrumentos e diretrizes para medir o corpo humano.

Hoje, os métodos usados ​​na avaliação antropométrica provaram ser benéficos para uma variedade de disciplinas e indivíduos, incluindo pesquisadores, profissionais de saúde, treinadores e atletas.

Ao medir o corpo humano para avaliar sua forma, tamanho e composição, profissionais de saúde e pesquisadores desenvolveram diretrizes usadas para determinar as faixas de crescimento normal em crianças, peso saudável em adultos e a quantidade de massa muscular associada ao desempenho atlético.

Na maioria das vezes, as medidas obtidas na avaliação antropométrica são consideradas não invasivas, pois não requerem nenhuma técnica cirúrgica para a aquisição desses dados.

Em vez disso, objetos comuns do dia a dia, como fitas métricas, balanças, paquímetros, e adipômetros podem ser usados ​​para coletar rapidamente medidas de indivíduos, ajudando na avaliação da saúde do paciente.

Quais são as medidas antropométricas?

  1. Peso: Mede a massa corporal do indivíduo. É uma medida fundamental para avaliar o estado nutricional e monitorar ganho ou perda de peso ao longo do tempo.

  2. Altura: Fundamental para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliar o crescimento em crianças e adolescentes.

  1. Índice de massa corpórea (IMC): Calculado a partir do peso e altura (peso/altura²), o IMC é uma ferramenta crucial para classificar o estado nutricional em categorias como baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade.
  1. Medidas de circunferência: Medidas de circunferências em várias partes do corpo, como cintura, quadril, braço e pescoço, ajudam a avaliar a distribuição de gordura corporal e riscos associados a condições de saúde como síndrome metabólica e diabetes.

  2. Dobras cutâneas: A medição das dobras cutâneas em pontos específicos do corpo permite estimar a quantidade de gordura subcutânea, contribuindo para uma análise mais detalhada da composição corporal.

Qual a importância da avaliação antropométrica?

Idade, comprimento do corpo, altura e peso: esses são apenas alguns dos dados analisados em uma avaliação antropométrica, sendo essas variáveis cruciais para a aferição do estado de saúde do indivíduo.

Avaliação antropométrica em crianças

Em uma criança, a avaliação antropométrica pode indicar se está tendo uma nutrição adequada, sendo essa uma ferramenta de importante relevância para o mapeamento do estado de desenvolvimento infantil em âmbito nacional.

Porém, avaliações antropométricas não se resumem apenas em avaliar o estado nutricional de crianças, mas sim em todo rol da área da saúde como:

  • pediatria;
  • ortopedia;
  • odontologia;
  • ortodontia;
  • educação física;
  • conhecimento geral;
  • medicina esportiva;
  • saúde pública;
  • medicina forense;
  • estado nutricional.

Quais as diferenças entre avaliação antropométrica adulto e infantil?

Quando se trata de avaliação antropométrica infantil, falamos, na maioria dos casos, em uma forma de medir, quantificar e avaliar o estado de crescimento, o estado nutricional e o estado de desenvolvimento da estrutura física da criança, sendo essa conhecida como curva de crescimento.

Obviamente, quando se trata de crianças atletas, outras medidas como a avaliação da predisposição e previsão de altura e consistência corporal, por exemplo.

Quando se trata de adultos, avaliações diferentes são apresentadas, como, além da altura e peso, a porcentagem de gordura corporal, circunferências corporais e dobras cutâneas sendo esses os principais, porém outros são importantes para um melhor mapeamento do corpo do paciente, sendo esses:

  • IMC — Índice de Massa Corporal;
  • relação cintura/quadril;
  • CMB — Circunferência Muscular do Braço;
  • AMB — Área Muscular do Braço;
  • CMB — Circunferência Muscular do Braço;
  • ATB — Área Total do Braço;
  • AGB — Área Gordurosa do Braço.

No entanto, é válido destacar que o índice de massa corporal pode ser um método a ser observado com mais atenção pelo profissional. Esse índice, dado pela fórmula peso (em quilogramas) dividido pelo quadrado da altura (em metros), nos informa qual a quantidade de massa corporal, o que pode ser um bom indicativo técnico de que a pessoa está ou não dentro do peso ideal quando avaliado segundo sua altura.

Contudo, imagine o caso onde dois homens de 1,80m e de 100kg de peso são avaliados. Ambos apresentarão um IMC próximo dos 30.8, o que indicaria grau I de obesidade. Mas imagine também que um desses homens seja um atleta com o percentual de gordura de 6%, como um fisiculturista e outro com o percentual de gordura corporal de 36%. Só pelo IMC não é possível avaliar se uma pessoa está obesa ou não, sendo necessários demais métodos antropométricos para tal.

mulher medindo a cintura com fita métrica

Como é feita a Avaliação Antropométrica?

A realização de uma avaliação antropométrica envolve uma série de procedimentos padronizados para garantir a precisão e a confiabilidade dos dados coletados. Essa avaliação deve ser realizada em um ambiente controlado, seguindo uma sequência de passos que começam com a preparação do paciente e o uso de instrumentos específicos, conduzidos por profissionais qualificados. Aqui está como o processo é tipicamente conduzido:

1. Preparação do Paciente

Antes de iniciar a avaliação, o paciente deve ser preparado adequadamente para garantir que as medições sejam precisas. Isso inclui:

  • Vestir roupas leves e justas para minimizar interferências nas medições.

  • Remover sapatos e objetos pesados como chaves, celulares e carteiras.

  • Certificar-se de que o paciente esteja em jejum ou aguardar um período adequado após a última refeição, especialmente para medições que podem ser afetadas pela ingestão de alimentos e líquidos.

  • Orientar o paciente a manter uma postura correta e relaxada durante as medições.

2. Instrumentos Utilizados

Diversos instrumentos são empregados na avaliação antropométrica, cada um com sua função específica:

  • Fita métrica: Talvez a mais essencial e básica ferramenta de medida antropométrica, a fita métrica é multifuncional dentro de uma avaliação antropométrica, podendo ser utilizada desde medições de altura, circunferência abdominal, envergadura, entre outros.

  • Balança: Também muito importante e básico para uma medição antropométrica decente, a balança, além de fornecer informações como peso, podem fornecer também, caso se trate de uma balança de bioimpedância, medições de água, gordura e outros elementos que fazem parte da composição corporal.

  • Adipômetro: Podendo ser digital ou analógico, o adipômetro tem a função de medir a espessura do tecido adiposo de diversas partes do corpo, sendo esse um item indispensável para clínicas, academias, consultório, hospitais e até mesmo para instituições de ensino que realizam avaliação antropométrica.

Quem Pode Realizar a Avaliação Antropométrica?

A avaliação antropométrica deve ser realizada por profissionais de saúde qualificados, como nutricionistas, médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas que tenham sido devidamente treinados em técnicas antropométricas. Esses profissionais entendem a importância de seguir procedimentos padronizados e são capazes de interpretar os resultados adequadamente, fornecendo recomendações baseadas nas necessidades individuais do paciente.

Por fim, a avaliação antropométrica é uma ferramenta de vital importância para o mapeamento das características humanas, em relação ao seu desenvolvimento na infância e até a manutenção de hábitos benéficos ou maléficos quando adultos.

Destaca-se ainda a importância de uma alimentação adequada em todas as fases da vida e uma rotina ativa de exercícios para manter assim um bom e adequado quadro de valores antropométricos que ajudarão a viver com mais qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Siga a GestãoDS nas redes sociais e acompanhe todas as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Não deixe de conhecer nosso software médico de gestão de clínica e fidelização de pacientes!

Picture of Felipe Ravanello
Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.