fidelizar os pacientes

Há várias formas de se medir o sucesso de uma cínica ou consultório. A mais óbvia foca no faturamento e no lucro. Outra maneira de mensurar bons resultados é avaliando o crescimento ao longo do tempo e o aumento da clientela. Mas um dos principais indicadores não leva em consideração somente a questão financeira e observa o ponto central de qualquer empresa: o seu público. Por isso, essa métrica se preocupa com o êxito do negócio em fidelizar os pacientes.

A retenção de um cliente se relaciona com vários tópicos importantes na gestão de uma empresa. Da satisfação com o atendimento à capacidade de entendê-lo, se adaptar às suas necessidades e inovar, tudo isso conta na hora de fidelizar pacientes. Por esse motivo, a alta taxa de fidelização não só mostra acertos na condução do negócio como também valida suas práticas voltadas a atender demandas do público em um aspecto bastante amplo.

fidelizar os pacientes

Além disso, o êxito na fidelização é uma evidência de que sua clínica ou consultório está respeitando a chamada jornada do cliente. Isso demonstra que a empresa entende e cuida de todos os pontos de contato entre o médico e os pacientes e que se preocupa com a vivência e a experiência deles.

Com isso, cria-se bem mais do que satisfação. Graças a uma jornada que recebe os devidos cuidados, dois pontos são garantidos. O primeiro, mais imediato, é o bem-estar, capaz de estabelecer uma impressão positiva. Em seguida, vem a geração de um laço mais duradouro, que mostra o mais importante efeito de uma jornada do bem-sucedida: o de fidelizar os pacientes. Na prática, a transformação de um cliente de eventual em habitual se traduz em mais oportunidades para a clínica ou consultório.

Leia mais:

Como usar a tecnologia para fidelizar pacientes?
Como reforçar a fidelização após a consulta
Como ter pacientes mais satisfeitos com passos simples

fidelizar os pacientes

Como um sistema de gestão pode ajudar a fidelizar os pacientes

Isso, porém, não acontece em um passe de mágica, sem que sejam necessários esforços e cuidados para acompanhar essa jornada até o desfecho da fidelização. Antes de tudo, é preciso entender sobre as etapas que precisam ser percorridas e aprender a aplicar soluções para melhorar a experiência do usuário. E, obviamente, essas tarefas podem não ser fáceis para os médicos, que precisam focar nas consultas, nos acompanhamentos e nas atualizações sempre necessárias para a profissão.

É aí que entra em campo um dos maiores auxiliares nessa tarefa. Com a ajuda de um sistema integrado capaz de agregar ferramentas de administração, marketing e comunicação, fica bem mais fácil compreender essa jornada e sobretudo entender e responder às necessidades dos seus pacientes.

Cálculo do LTV

O primeiro passo é fazer uma avaliação profunda sobre o comportamento dos seus pacientes com relação à recorrência. Essa análise é obtida a partir do cálculo do chamado Lifetime Value (LTV) dos seus clientes. O LTV individualizado é o resultado de uma fórmula simples: LTV = gasto médio dos seus pacientes com consultas e procedimentos x número de atendimentos anuais do paciente alvo do cálculo x tempo em anos em que ele é atendido por você.

Apesar de ser uma conta simples, obviamente é inviável fazê-la manualmente. Por isso, uma plataforma adequada de gestão e elaborada para atender a todas as demandas de uma clínica ou consultório, como a GestãoDS, precisa dispor de ferramentas que façam esse cálculo de forma automatizada.

Leia mais:

Funcionalidades fundamentais num software para clínicas médicas
Passo-a-passo: aprenda a fazer o planejamento estratégico do seu consultório
5 razões pelas quais você precisa digitalizar seu consultório

fidelizar os pacientes

Dashboard de serviços

Por meio dessa funcionalidade, um software de gestão consegue mostrar relatórios completos de todos os serviços realizados pela clínica e calcular a média de gastos por pacientes. Além de fazer um Raio-X das principais demandas que a empresa recebe, essa ferramenta também mostra onde se concentram as maiores fontes de faturamento.

Graças a isso, ela também consegue apontar novas oportunidades a partir de serviços que estão com procura crescente. O dashboard também permite avaliar se algum procedimento oferecido não está dando o resultado esperado. Com base nisso, tem-se um guia para fazer eventuais adequações com a finalidade de melhorar a performance do negócio.

Ranking de pacientes

Quem são seus clientes que mais voltam para novas consultas e serviços? Quais os que mais contribuem para o seu faturamento e lucro? E especialmente quem mais indica sua clínica ou consultório para parentes e amigos? Essas respostas são praticamente impossíveis de serem estimadas com base na simples observação e em eventuais conversas. Por isso, ter à mão uma ferramenta que faça esse ranqueamento de forma automatizada é primordial.

Com a ajuda de um sistema de gestão bem estruturado, fazer essa análise é muito simples. E com esse resultado em mãos, é possível focar em ações especialmente voltadas para esses pacientes com grande potencial de recorrência. Seu “público VIP” pode ganhar benefícios como pacotes promocionais, vantagens exclusivas, envio de brindes e presentes e uma comunicação mais direta.

fidelizar os pacientes

NPS

Qual a propensão de seus pacientes lhe indicarem para suas respectivas redes de familiares e de conhecidos? Em princípio, esta parece uma pergunta que somente poderia ser respondida com base em suposições e adivinhações. Mas esqueça a bola de cristal e os seus resultados nem um pouco confiáveis.

Com a ajuda de métrica de aplicação muito simples, é possível fazer essa análise de forma surpreendentemente precisa. Quem responde por essa “mágica” é o Net Promoter Score, mais conhecido pela sigla NPS. Trata-se de uma análise muito útil na gestão de empresas que consegue medir o grau de satisfação do seu público e a probabilidade de seus pacientes indicarem seus serviços.

A funcionalidade, que também faz parte da GestãoDS, consegue listar quem são seus clientes mais satisfeitos e leais com base em uma pesquisa rápida. Basta que seus pacientes respondam a uma só pergunta, que pode ser enviada automaticamente por e-mail após o atendimento. A partir das respostas recebidas, a própria plataforma monta a relação de pacientes em três segmentações distintas: a dos promotores, a dos neutros e a dos detratores.

Com base nisso, é possível identificar o que vai bem nos seus serviços e o que precisa ser reavaliado. Esses resultados também podem mostrar a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada com seu público no caso de aumento dos detratores. Ou ainda indicar caminhos que deram certo, caso em que o número de pacientes promotores tende a crescer.

Leia mais:

NPS: o jeito simples e eficaz de trabalhar o marketing na sua clínica
5 dicas de marketing médico para ajudar a alavancar sua carreira
Automação de marketing no consultório: o que é e como implementar

fidelizar os pacientes

Fluxos de comunicação automatizados

Aproveitar as benesses da tecnologia para estreitar a relação médico-paciente nunca foi tão fácil. Basta imaginar que com um único disparo de e-mail ou de uma mensagem de SMS ou WhatsApp, é possível chegar em milhares de pessoas interessadas nos seus serviços. Além disso, uma comunicação mais próxima e personalizada, com conteúdos educativos e de interesse do seu público, é uma forma de se fazer lembrar e de levar informações úteis ao seu público. Por isso, aproveitar funcionalidades que criem fluxos automatizados de mensagens, envios de felicitações em datas comemorativas e até conteúdos direcionados a melhorar o acompanhamento após procedimentos é uma forma muito barata e eficaz de estar sempre em contato com seus pacientes.

E tudo isso pode ser feito a partir do próprio sistema de gestão da clínica ou consultório, que já aproveita os dados da base de clientes para criar um canal para ações direcionadas de comunicação e marketing com resultados imediatos e efetivos.

Já imaginou como essas ferramentas podem fazer uma grande diferença nos resultados da sua clínica ou consultório? Que tal aproveitá-las e agregar na sua rotina formas simples e práticas de fidelizar os pacientes? Para conhecer todas as funcionalidades da GestãoDS e entender como a plataforma pode ajudar a turbinar seus negócios, é só marcar uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores e já começar a explorar todas as novas possibilidades que oferecemos para otimizar o dia a dia dos médicos.

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.
Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso