Faça seu consultório alavancar com a tecnologia e o marketing digital 

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Sumário

Faça seu consultório alavancar com a tecnologia e o marketing digital com estratégias de marketing eficazes para contato direto com os pacientes.

A abertura de uma clínica médica inclui pensar no local, público-alvo, estrutura, atendimento e, claro, Marketing Digital.

Ficou surpreso(a)? Pois saiba que, devido à alta competitividade e à saturação do mercado de trabalho, o marketing para consultórios é extremamente importante, principalmente quando aplicado com ética.

É por meio das estratégias típicas do marketing que os pacientes podem ter um contato mais direto e eficaz com o estabelecimento e compreender aspectos de saúde e bem-estar.

Tudo isso é construção de relacionamento, atendimento qualificado e, acima de tudo, zelo pela vida de cada paciente que chega até a clínica.

Nós vamos te explicar como e porque a tecnologia do marketing digital pode alavancar o seu consultório!

consultório médico

Marketing digital para consultórios

Muitos médicos saem da faculdade com a intenção de abrir seu próprio consultório. 

No entanto, também é bastante comum que esses especialistas não tenham o know-how ou o treinamento técnico necessário para atrair novos pacientes.

Por isso, além da capacitação profissional, é importante investir em cursos online de gestão financeira e outros treinamentos que transformem a profissão em um negócio rentável e de sucesso. 

Outra opção é contar com outros profissionais para auxiliar no desenvolvimento do negócio, em aspectos financeiros e de marketing. Contudo, a compreensão desses aspectos ainda se faz necessário.

Nesse contexto, adquirir conhecimentos de marketing digital é fundamental para um empreendedor, inclusive nos setores de saúde. Vamos te explicar porque fazer isso agora.

Investir em comunicação

Marketing é, em suma, comunicação. A forma como um profissional se porta nas redes sociais, vídeos e posts diz muito sobre ele e possibilita atrair novos clientes.

Sem falar na quantidade de pessoas que acessam a internet diariamente, por longas horas. O marketing digital te faz ser visto por muitas delas.

Construir uma boa reputação

Com o passar do tempo e um plano de marketing de sucesso, o consultório constrói ótima imagem dentro (e fora) do ambiente virtual.

O que influencia nisso? Podemos citar algumas características:

  • Qualidade do atendimento;
  • Velocidade de resposta;
  • Preços acessíveis;
  • Ambiente amigável.

É claro que o marketing sozinho não altera todos esses aspectos. A questão é que ele é a melhor forma de transmitir os valores e princípios do consultório e permite divulgar esses cenários, bem como qualificá-los conforme as respostas e necessidades do público.

Atrair novos pacientes

A exposição que as estratégias desse tipo proporciona é crucial na hora de chamar a atenção de pacientes novos.

A área de saúde é um pouco peculiar nesse sentido, uma vez que acontece muita recomendação boca a boca e alguns cuidados precisam ser tomados no marketing digital e tradicional.

Ou seja, quanto mais satisfeitos os pacientes de longa data, mais pessoas novas chegarão até você, e mais qualificada será a ação.

marketing digital médico

Como fazer marketing digital para consultórios?

Pela peculiaridade supracitada, às vezes os profissionais ficam confusos sobre qual é a melhor forma de usar noções de marketing para se promover.

Isso porque é preciso ter cuidado para não cair em práticas coibidas pelo Conselho de Medicina.

Mas saiba que é possível – e muito vantajoso – aplicar ações de marketing bem estruturadas. Continue lendo e entenda.

Saiba aproveitar as redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram… Todas essas plataformas estão cada vez mais sendo adaptadas para necessidades profissionais.

Na atualidade, boas taxas de engajamento são sinônimos de muita visibilidade. Por isso, não subestime curtidas, comentários e compartilhamentos.

Pelo contrário, saiba usá-los a seu favor: compartilhe conteúdo interessante (pode ser cenas de bastidores da clínica, por exemplo) e converse com quem te segue!

Invista em anúncios pagos

A propaganda também deve fazer parte do planejamento. Estude os preços e as possibilidades que plataformas como Google Ads e Facebook Ads oferecem.

A mídia paga é muito importante para alcançar o público certo, isto é, as pessoas que têm mais chances de se tornarem pacientes.

A localização, os tipos de pesquisas e os interesses que cada usuário expressa na web: tudo isso conta na hora de elaborar anúncios digitais.

Conte com profissionais qualificados

Os esforços de marketing médico devem ser feitos por pessoas que saibam exatamente o que estão fazendo.

A profusão de conceitos, técnicas, práticas e possibilidades demanda estudo e capacitação para ser realmente bem aproveitada e aplicada.

A parte de atendimento importa muito também. Escolha bem quem será responsável por responder aos seguidores, agendar consultas e atender o telefone!

Analise os resultados

Toda estratégia de divulgação implementada deve ser monitorada com atenção e continuidade.

Acredite: o sucesso de um consultório tem relação direta com a eficiência das ações que ele promove na web.

Sendo assim, em tempos de alta ou de baixa, sempre tenha consciência do que está sendo feito em termos de marketing – e mude tudo, se necessário!

Esperamos que a importância do marketing digital para consultórios tenha ficado clara. Agora é com você: reúna profissionais de peso, faça um brainstorm e decida como a internet vai trabalhar para você (e não o contrário!).

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.