agenda

Não sabe se usa uma agenda médica online ou uma de papel para organizar a rotina do consultório ou da clínica médica? Saiba que essa é uma dúvida em comum entre vários profissionais da saúde.

Agenda médica online

Ambas são opções de ferramentas que ajudam a administrar os horários de trabalho médico, permitindo agendar as consultas sem conflitos, erros ou potenciais problemas. Sendo assim, como decidir qual é a melhor para você?

Neste post, listamos os prós e contras de cada uma das versões de agenda para médicos. Acompanhe e saiba mais!

Quais as vantagens e desvantagens da agenda física?

As agendas de papel são as versões mais clássicas de organização. Afinal, apresentam a praticidade de escrever à mão os compromissos, podem ser utilizadas por qualquer pessoa e não precisam de grandes recursos para serem usadas, como dispositivos eletrônicos, sistemas e internet.

Agenda médica online

Por outro lado, a agenda física traz algumas desvantagens. Para começar, existe um limite de armazenamento de acordo com a quantidade de páginas. Geralmente, as pessoas precisam trocar de caderno periodicamente, a cada 6 meses ou um ano, por exemplo, justamente por conta dessa questão.

O acesso também é limitado. A agenda de papel só pode ser consultada pelas pessoas que estão no mesmo ambiente que ela e não apresenta a opção de compartilhamento. Em algumas situações, isso pode ser prejudicial e atrasar a organização da rotina, tal como a gestão dos horários.

Quais as vantagens e desvantagens da agenda online?

A agenda online, por sua vez, apresenta ótimas funcionalidades no dia a dia de um consultório ou de uma clínica médica. Diferentemente da versão de papel, pode ser compartilhada, ao mesmo tempo em que há a opção delimitação do acesso apenas às pessoas autorizadas. Por estar armazenada em um ambiente virtual, é possível consultar a agenda de qualquer lugar, desde que o indivíduo tenha a senha e o acesso permitido.

Desse modo, um médico pode verificar seus horários sem sair de casa, por exemplo, e organizar melhor o próprio dia. A agenda online também é capaz de armazenar um grande volume de informações e manter o histórico de tudo o que já foi realizado. Mais uma vantagem é a das notificações. Assim, os profissionais podem ser lembrados dos compromissos com antecedência.

Agenda médica online

Não somente isso, quando a agenda médica é integrada a outros sistemas utilizados na clínica ou no consultório, como prontuário eletrônico e afins, traz ainda mais praticidade no atendimento. Inclusive, é possível enviar lembretes aos pacientes, a fim de garantir a confirmação da consulta. No entanto, a principal desvantagem da agenda online é a necessidade de aprender a utilizar o sistema. Inclusive, para alinhar a atividade de toda a equipe, é recomendado o treinamento. Desse modo, todos os colaboradores e profissionais saberão aproveitar os recursos do software.

Por que apostar na agenda médica online?

Como visto, a agenda médica digital oferece praticamente todos os recursos que a versão física apresenta, além de diversas outras funcionalidades extras. Desse modo, essa opção se mostra mais vantajosa para a rotina médica, tendo em vista que ajuda a otimizar a organização.

Então, por que não apostar em uma agenda médica online? Para as clínicas e os consultórios que estão em processo de digitalização, utilizar essa ferramenta é ainda mais importante. Assim, é possível sincronizar as informações e padronizar a rotina de trabalho.

Quer saber mais sobre a digitalização dos processos do consultório? Então, veja também como aproveitar ao máximo as vantagens do agendamento online!

Artigos Relacionados

Newsletter GestãoDS

Semanalmente os melhores conteúdos para médicos empreendedores.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
LGPD*
Ao enviar seus dados você declara que concorda com a nossa Política de Privacidade.
logo GestãoDS
Simples e Descomplicada – O melhor software para médicos com pacientes recorrentes.

Siga Nas Redes Sociais

Endeavor Scale Up
Todos os direitos reservados | Suno Sistemas – CNPJ: 23.640.571/0001-96 | Política de Privacidade e Termos de Uso