6 dicas para lotar a agenda médica em 2024

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Sumário

Você costuma deixar a sua agenda médica a cargo de sua secretária, sem se preocupar com quem está marcando suas consultas? Então é melhor repensar a sua estratégia de atendimento e adotar novas ações para lotar a sua agenda médica em 2024.

No post a seguir, saiba por que elas são importantes e confira 6 dicas que trouxemos para você conseguir fazer isso. Boa leitura!

agenda médica

Por que investir em ações para lotar a agenda médica?

Foi-se o tempo em que um médico abria um consultório e esperaria tranquilo vários pacientes chegarem. Agora, com mais profissionais sendo formados, quem possui uma clínica precisa estar atento para aparecer. Isso porque muitas pessoas procuram por especialistas online.

Sendo assim, investir em algumas ações no mundo digital podem fazer toda a diferença na hora de lotar a sua agenda médica em 2022. Afinal, o antigo ditado “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão verdadeiro. Assim, se isso vale para empresas, também atinge todos os profissionais autônomos, como os médicos.

Como lotar a agenda médica?

Buscar sempre por novos pacientes é importante. Afinal, muitos deles, depois de uma consulta e do retorno, somente regressam dali a alguns meses. Por essa razão, você pode tomar algumas ações para sempre receber novas pessoas em sua clínica. Veja 6 delas a seguir!

1. Invista em marketing

Provavelmente, você já sabe da grande importância de investir em marketing. Mas sabe todo o potencial que ele pode trazer? Por exemplo, o geomarketing é essencial para negócios locais. Já o inbound é excelente para fidelizar pacientes. Por isso, vale a pena conhecer melhor cada modalidade.

2. Realize atendimento pós-consulta

Conseguindo novos pacientes, você não pode se esquecer que o atendimento não acaba na consulta. Hoje em dia, é muito importante investir na pós-consulta. Ou seja, o momento em que a sua clínica entra em contato para saber como está o paciente, se ficou com alguma dúvida e para relembrá-lo da próxima visita.

lotar a agenda médica

3. Esteja nas redes sociais

Parece simples falar para alguém estar nas redes sociais. Afinal, quem não está? Mas sabia que muitos médicos não têm perfis nas principais plataformas, ou não os mantém atualizados?

Com isso, corre-se o risco de perder interessados. Afinal, muitas pessoas procuram saber não só a formação e histórico do médico, mas também suas avaliações e como ele se porta.

Dessa forma, estar ativo nas redes sociais com conteúdos relevantes é uma forma de ganhar autoridade e interagir com pacientes, que podem testemunhar a seu favor.

4. Use um software de gestão

Cuidar de uma agenda não é fácil, e com tantas ações, pode ficar difícil para a secretária ou você administrar todos os pacientes com clareza. Sendo assim, investir em um software médico é importante para não só administrar a clínica, mas aproveitar várias outras facilidades que vão otimizar e crescer a sua empresa.

5. Crie um site

Criar um site é uma boa forma de ter um canal só seu, no qual a pessoa possa ver informações e conteúdos relevantes, entrar em contato e até marcar a consulta. Além disso, ele pode hospedar blogs e até reverter investimentos para a clínica.

6. Invista em um atendimento excelente

Além de todas as ferramentas, nada como realizar um atendimento excelente para o paciente. Nesse sentido, não só você deve fazer uma boa consulta, mas também tornar cada detalhe da experiência agradável: desde o tempo de espera até o retorno.

Antigamente, os médicos não precisavam se preocupar muito com sua agenda. Mas hoje as coisas mudaram.

Em um mundo digital, estar presente nos canais online e contar com facilidades, como softwares de gestão, são boas formas de otimizar e melhorar seu atendimento; garantindo uma boa experiência para o cliente e uma ótima organização para a sua clínica.

Assim, as chances de lotar a sua agenda médica em 2024 serão maiores.

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Como medir o sucesso das estratégias implementadas para lotar a agenda médica?

O sucesso das estratégias pode ser medido por meio de indicadores como o aumento no número de consultas agendadas, a redução no tempo de espera para agendamentos, a satisfação do paciente (avaliada através de pesquisas de satisfação), e a melhoria na eficiência operacional da clínica. Ferramentas analíticas integradas aos softwares de gestão médica podem oferecer insights valiosos sobre esses indicadores.

Quais são os desafios éticos e legais ao adotar estratégias de marketing digital na área da saúde?

Os profissionais de saúde enfrentam desafios éticos e legais significativos ao implementar estratégias de marketing digital, incluindo a necessidade de proteger a privacidade do paciente e aderir a diretrizes éticas estritas sobre publicidade médica. É essencial garantir que todas as estratégias de marketing estejam em conformidade com as leis locais e os códigos de ética profissional, que muitas vezes limitam a natureza e o escopo da publicidade médica.

Como a tecnologia pode ajudar a personalizar o atendimento ao paciente e contribuir para lotar a agenda?

A tecnologia, especialmente softwares de gestão médica com funcionalidades de CRM (Customer Relationship Management), pode permitir uma personalização mais profunda do atendimento ao paciente, oferecendo aos profissionais de saúde insights sobre as preferências e históricos dos pacientes. Isso facilita a comunicação direcionada e personalizada, melhora a experiência do paciente e pode aumentar a fidelidade do paciente, resultando em uma agenda mais cheia.

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Felipe Ravanello
Sócio fundador e Diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos com mais de 10 mil usuários ativos em todo o país. É mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Host do podcast Prontuário de Gestão.